Você sabe quais são as diferenças entre Ukulele e cavaquinho?

O ukulele e o cavaquinho são dois instrumentos bastante similares, são instrumentos perfeitos para quem busca descontração e diversão com os amigos ou os familiares.

Vamos conhecer as diferenças?

Origem

O cavaquinho vem da cidade do Minho (Portugal) e chegou ao Brasil junto com os colonos, nos primórdios da nossa história. Em Portugal, é muito utilizado para tocar fado. No Brasil se destinou às rodas de samba.

Quer aprender um pouco mais sobre esse instrumento acesse um curso de cavaquinho online.

O ukulele também tem suas raízes em Portugal, mais especificamente na Ilha da Madeira. Acredita-se que uma braguinha, instrumento semelhante, tenha sido levada para o Havaí por volta de 1879 e, ao chegar lá, o líder local o batizou de “ukulele” que, na língua nativa, significa “pulga saltitante”. O nome é uma referência à maneira ágil de se tocá-lo. 

Tamanho

Pela sua própria história de fabricação, o ukulele ganhou diversos tamanhos e formas. Os mais conhecidos são: o soprano, o concert, o tenor e o barítono, que apresentam diferenças no bojo e na sua proporção com o braço.

Já o cavaquinho apresenta um tamanho padrão, o mesmo do ukulele tenor, que é de 43 cm.

Encordoamento

Um ponto importante para definir a escolha entre os dois instrumentos é o tipo de corda utilizado. Enquanto no cavaquinho se utilizam cordas de aço, no ukulele as cordas de nylon, carbono ou tripa são as mais comuns.

Para iniciantes, a corda de nylon é mais interessante, uma vez que requer menos força e machuca menos os dedos. Porém, como o cavaquinho pode ser tocado com palheta (os portugueses preferem dedilhar), talvez você não sinta tanta dificuldade.

O timbre dos dois tipos de corda também serve como parâmetro: as de nylon produzem um som mais doce, suave e com mais sustentação, e as de aço um som mais metálico e estridente. Isso define, inclusive, o repertório mais adequado para cada um, ou seja, o ukulele é indicado para música havaiana, jazz, indie e pop. O cavaquinho é adequado para fado, samba, roda de choro e música brasileira em geral.

Estilos musicais diferentes

A mais notável diferença entre cavaquinho e ukulele está nos estilos musicais de cada um.

No Brasil, você vai encontrar o cavaquinho principalmente nas rodas de samba e pagode, de modo que ele ganhou um “jeitinho brasileiro” na forma de ser tocado. Os cavaquinhos também estão presentes no choro – esse, sim, um estilo musical genuinamente brasileiro.

O ukulele não se limita a esse estilo musical. Suas notas também estão presentes em ritmos como reggae, pop, indie e até jazz. A versatilidade do instrumento varia de acordo com as preferênciasdo músico.


Comentários